Uma boa fotografia não é feita por uma boa câmara, mas sim por um bom fotógrafo.
O telemóvel está sempre no bolso, é leve, é fácil de usar e até tira umas fotos com uma resolução decente, por isso é fácil cair no erro de achar que é realmente uma câmara fotográfica. Na realidade não é mas, bem usado, pode imitar uma na perfeição.
O We Blog You reuniu 6 de dicas e conselhos para vos ajudar a criar fotografias com um ar profissional e acabado, apenas com o vosso telemóvel.

#1 Ai que qualidade!
Nas definições do telemóvel, confirmem que a qualidade da vossa câmara está no máximo. A câmara  do telemóvel já é má o suficiente, não sejam forretas com o espaço. Mesmo que vos pareça que a qualidade está óptima não confiem no vosso ecrã do telemóvel. Como é pequeno e faz parecer tudo mais bonito.

#2 Aproximem-se!
A não ser que estejam a fotografar leões na savana, aproximem-se do vosso sujeito da fotografia. O zoom do telemóvel é digital (que é o equivalente a ir cortando a vossa imagem, ou seja, vão perdendo qualidade) e por isso evitem-no a todo o custo.

#3 Limpa que és lindo!
O telemóvel anda nos bolsos, nas carteiras, no chão e sabe-se lá onde, por isso limpem a câmara antes de fotografares. Pode parecer insiginificante mas acreditem que pode mudar tudo.

#4 Tu compõe-te!
A boa composição é meio caminho andado para uma boa fotografia. Obedeçam à regra dos terços, aproveitem as linhas da imagem em prol da vossa composição e atenção ao fundo.

#5 Dá-lhe luz!
O sensor da câmara do telemóvel é tão pequeno que precisa de luz. Usem e abusem da luz do sol, aproveitem a “Golden Hour” (a primeira e a última hora de sol do dia), usem luz externa (candeeiro, lanterna…) mas por favor, evitem usar o flash incorporado a todo o custo, porque vai retirar a profundidade da fotografia e vai tornar tudo muito flat.

#6 Click Click Click!
Não parem de fotografar! Dificilmente vão conseguir fazer a fotografia perfeita à primeira tentativa. Insistam até conseguirem a fotografia perfeita.

Para além disto, a grande vantagem de fotografar num telemóvel é tudo ser feito na mesma plataforma. Criamos, editamos e partilhamos.
Quanto à parte da edição, o We Blog You tem testado algumas apps e já temos alguns favoritos! Num próximo post vamos mostrar-vos as vantagens e desvantagens das apps, para android, que andámos a experimentar. Se tiverem sugestões de apps, enviem-nos que nós adicionamos à nossa lista de testes 🙂

19 respostas

  1. Adorei de tão útil que é para mim, pois ando sempre com o tlm e recorro mais a ele do que a câmara fotográfica sobretudo por causa do instagram. Obrigada pelas dicas meus amores! Vocês são mesmo impecáveis! Bjs.

  2. Hihihihhi, adorei principalmente a primeira frase "Uma boa fotografia não é feita por uma boa câmara, mas sim por um bom fotógrafo"
    uma vez que hoje em dia vejo mais "a câmara faz o fotografo".
    Contudo numa 0,3Mpixels acho que por vezes é complicado tirar-se uma boa fotografia!
    xD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.