Perguntam-nos muitas vezes como é que editamos as fotografias dos nos Instagrams. Pois bem, se no computador o photoshop é nosso melhor amigo, no telemóvel o VSCO também o é (e a quem carinhosamente chamamos Vasco).

Já sabem que não é a câmera que faz o fotógrafo mas sim a visão. No entanto, no telemóvel os cuidados são um bocadinho diferentes, tal como já vos explicámos aqui. Não vos vamos explicar como se utiliza o VSCO, mesmo porque acreditamos que muitos de vocês já o utilizam, vamos só dar-vos umas dicas.

O VSCO é simples e intuitivo, desde o momento em que fotografam. Experimentem abrir a app e ligar a câmera, vão ver um ponto vermelho no centro que podem mover pelo ecrã. Se utilizarem dois dedos e separarem esse ponto vão ficar com dois novos pontos vermelhos. Um controla a exposição (se o arrastarem para uma zona branca ele irá escurecer a imagem e o contrário também acontece) e o ponto de foco (o que querem que fique realmente focado). Assim conseguem ter um ponto da vossa fotografia focado e a fotometria é controlada por outro ponto completamente diferente. Por isso, aconselhamo-vos a fotografarem directamente na app, isto porque a maioria das câmeras dos telemóveis não têm esta opção por defeito.
O VSCO vem recheado de filtros completamente gratuitos e que, no geral, são muito bonitinhos. Agora, se vocês forem como nós e quiserem ter uma coisa só vossa, uma edição específica onde controlam tudo, o VSCO também vos permite. Agora vocês perguntam, porquê ter tanto trabalho quando podemos escolher apenas um filtro e fica feito? O que acontece é que os filtros têm um número limitado e toda gente tem acesso à app, por isso facilmente irão acabar com uma estética muito parecida a de toda gente que também usa esses filtros. Para além disto, há situações em que nenhum dos filtros parece ajudar ou criar o efeito que queremos. Assim, aconselhamo-vos a explorarem as opções manuais, perceber para que serve cada ferramenta e rapidamente vão sentir-se em casa. As primeiras fotos poderão demorar algum tempo mas damo-vos umas semanas para conseguirem editar fotografias à velocidade da luz. 
Dica: quando estiverem  a editar, podem pressionar a foto para ver a original e largar para ver as alterações que já fizeram. Assim podem ir vendo as melhorias à medida que vão editando a foto.

Vejam a diferença que um bocadinho de paciência e trabalho pode fazer:


E vocês? Já usam o VSCO? Que apps costumam utilizar?
Digam-nos tudo 😉
ah! Sigam-nos no instagram: Fred e Raquel

28 respostas

    1. Olá Margarida! 😉

      Por aqui já não usamos android mas sabemos de uma app que não é tão versátil mas que funciona muito bem! Chama-se Cymera!

      Esperamos ter ajudado!
      Beijinhos*

  1. Este é novo para mim…será que é compatíveis com windows phone!? Tenho de explorar!!
    Costumo utilizar um chamado Lomogram, mas parece-me que retira alguma qualidade ás imagens, mas pode ser sensação minha!!
    Enfim, obrigada pela sugestão 😉

  2. Fantástico, não conhecia esta aplicação, vou já instalar, até porque ainda sou nova nestas coisas, mas estou a adorar este desafio do desculpas há muitas, pois acima de tudo há sempre um motivo para fotografar e tentar ser cada vez melhor, a diversidade de interpretações é deliciosa e assim é uma boa forma de aprender!!

  3. desculpem estar a fazer um comentário que não tem nada a ver, mas como posso contactar a raquel (ou alguém) para ter informações sobre os cadernos beija-flor? já mandei mensagem há quase um mês para o facebook mas ainda não tive resposta.. obrigada 🙂

  4. Obrigada, mas ainda assim, não entendi muito bem. Vou ter de experimentar com paciência… Parabéns pelo vosso trabalho!!!!!!!!!!!!

  5. Obrigada, mas ainda assim, não entendi muito bem. Vou precisar de tempo e paciência (muita) para usar…
    Parabéns pelo vosso trabalho

  6. E pronto, lá me colocam como o pc num lado e o tablet no outro a fazer um 2 em 1 😀
    Obrigada pelo excelente "serviço público "
    Beeejus e …bom S.João

    Senra

  7. Este post está tão bom!! Sim, costumo usar o VSCO, mas tenho utilizado mais a Afterlight, é uma aplicação paga, não muito cara, mas as alterações possíveis são dignas de um profissional. Já tinhas ouvido falar?

  8. Desconhecia esta técnica dos dois pontos. Interessante essas dicas, espero conhecer mais. Tenho uma dúvida.. onde posso obter as "fonts" das letras nas fotos como fizeram nas fotos (antes e depois) e já agora obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.