Hoje vamos riscar um dos pontos da nossa lista, e que tem sido pedido várias vezes por vocês. Vamos explicar-vos como podem criar um formulário no vosso próprio blog.
Um formulário pressupõe que haja espaços em branco para que o leitor preencha, e o objectivo é conseguirmos guardar todos estes dados de forma organizada num único documento, para que seja mais fácil organizarmos tudo. O objectivo? Pode ser um giveaway, um questionário, inscrições para um determinado evento, etc…

No canto superior direito da vossa caixa de e-mail, encontram um um ícone com quadradinhos, onde estão guardadas todas as apps da vossa conta gmail. Para quem ainda não explorou este ícone podemos dizer-vos para perderem algum tempo com ele porque vão encontrar coisas que dão muito jeito.
Das várias aplicações disponíveis vamos escolher o Drive.

Depois de entrarem no Drive, do lado esquerdo têm o menu onde podem gerir todos os documentos. Para quem ainda não conhece, no Drive vocês podem criar e guardar vários tipo de documentos (texto, folhas de cálculo, apresentações, etc…) e a vantagem é que ao trabalharem a partir daqui os trabalhos vão sendo sempre guardados e actualizados, sem termos de fazer save constantemente. Outra vantagem é podermos partilhar coisas com outras pessoas e termos sempre tudo disponível online.

Então, voltando ao nosso formulário, depois de aqui estarem clicam no botão Criar ›› Formulário.

Definam já o nome. Imaginando que é um giveaway coloquem o nome que identifique logo o formulário, para que mais tarde, quando tiverem vários documentos, seja mais fácil arrumar a casa e perceber qual é qual 🙂
Escolhemos sempre o mais simples (predefinição) e ok!

Depois disto está tudo pronto para começarmos a criar o formulário:
1. O nome da pergunta.
Neste caso queremos que o leitor escreva o próprio nome e por isso escrevemos Nome.
2. O tipo de pergunta.
Podemos colocar caixinhas para o leitor escolher (no caso de um questionário, por exemplo), neste caso queremos que seja apenas uma caixinha de texto para ele poder escrever o nome.
3. Queremos que este campo seja obrigatório, que caso não esteja preenchido não dê para guardar e avise o leitor. Por isso, colocamos o visto em Pergunta obrigatória e Concluímos.

Podem ver ali em cima o aspecto geral no último rectângulo, e depois de termos adicionar dois campos (nome e mail). No nome aparece o asterísco vermelho porque escolhemos ser resposta obrigatória. Convém que façam isso sempre que for mesmo importante ter a resposta.

Depois podem ir adicionando itens e guardando até terem tudo pronto para partilhar no blog.

PARTE II, partilhar no blog

1. Depois de terminado com todas as perguntas que querem colocar, cliquem no botão “Enviar formulário”.
2. Depois escolhar a opção incorporar.
3. Por fim copiem o código que ele vos dá, será este a colar no blog. Para os que se sentem mais à vontade, podem até definir o tamanho do formulário.

4. Já no blogger, criem um novo post, escolham a opção HTML e colem o código.
Para escreverem o vosso post voltem à opção Redigir.

Para conseguirem ver a folha com todos os dados introduzidos pelos vossos leitores, basta acederem ao Drive, vão encontrar lá o ficheiro com todos os dados e com o nome que deram ao formulário.

Esperamos que tenham percebido tudo! Façam algumas experiências porque isto é muito mais simples do que parece, só tem é muitos passinhos 🙂

9 respostas

  1. Muito bom, mais uma vez!

    (outra que eu gostava de saber é como definir no corpo do post os links para o FB, Instagram e outros, porque neste momento tenho que estar sempre a fazer copy paste! 🙂

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