
Depois do último “Ai que quero ter um blog” sobre escrita e a identidade certa para o vosso blog, hoje continuamos a falar de identidade mas agora gráfica, em concreto o logotipo. São 5 pontos que se forem cumpridos, terão o logotipo perfeito.

1. Somente o necessário, o extraordinário é demais.
Como a música do Livro da Selva diz, livrem-se de tudo o que está a mais. O teu logotipo tem de ser legível à primeira vista, é suposto ser tão simples que, olhando para ele rapidamente o nome tem de ficar gravado na tua cabeça. A melhor maneira maneira para fazer isto é escolher uma fonte (vejam os nossos freebies) que seja legível e despir tudo que seja apenas decorativo.
2. Para lá do agora!
Estamos a falar de intemporalidade. Se o teu logo não é mais do que uma trend, algo que toda gente quer porque está a acontecer agora, então não é um bom logo. Isto porque não vai durar no tempo, a trend vai desaparecer e tu vais deixar de gostar do teu logotipo, porque na realidade ele nunca comunicou a mensagem certa, nem uma impressão própria.

3. Eu já vi isto antes…
O teu logotipo e identidade têm de ser memoráveis. Para isso acontecer, tem de ser impactante, inteligente e/ou divertido. Percam tempo a pensar para quem estão a falar, o que querem dizer, como vão conseguir fazê-lo de maneira simples e como vão distinguir-se do universo de blogs do qual irão fazer parte.
4. Sê relevante!
Por uma flor bonita e trendy ao lado do nome de um blog de moda pode parecer muito bem, mas é relevante? O que estás a dizer? O blog é sobre flores? Se não estás a dizer nada então estás a decorar! Reserva a decoração para a tua casa, num logotipo não queremos distrair e confundir os leitores.

5. Funciona em todo lado!
O teu logo tem de funcionar em todo lado, em formatos pequenos, grandes, a cores, com fundos fotográficos, fundos coloridos… Tudo tem de ser previsto. Por isso, faz testes! Imprime vários formatos, várias cores, e vai fazendo alterações. Vais precisar de, pelo menos, um formato a cores, um a preto e um a branco. Isto tudo para garantires que o teu logotipo vai funcionar tão bem num outdoor (temos de pensar em grande, não é? :p) como num cartão de visita.
Esperamos que estejam a gostar desta rubrica, em breve trazemo-vos mais um “ai que quero ter um blog” 😉