Depois de vos termos dado algumas dicas para arrancarem com um blog, hoje trazemo-vos a parte 2. As duas principais vias de comunicação num blog são as imagens (fotos, ilustrações, etc…) e o texto. Desta vez, trazemo-vos algumas dicas dedicadas à escrita, o que escrever, como escrever e para quem escrever.

1. Esquece as regras!
Uma das partes bonitas num blog é que não existem regras! O que é que isto quer dizer? Que no momento de escolher a temática e tom, tu é que decides. Quando pensares naquilo que vais escrever, foge da maneira e das temáticas que os outros usam. Não há regras, por isso foge do óbvio.

2. Estás a falar para quem?
Pensa no teu público, quem são as pessoas que te lêem do outro lado ou que queres que te leiam. Isto vai ajudar-te a definir o tom do blog e a maneira como te vais expor. Faz-te perguntas como: a linguagem deveria ser formal? informal? quero que as pessoas se sintam em casa ou numa esplanada? quero que se sintam de noite ou de dia? Estas perguntas vão ajudar-te a definir o tom certo para o teu blog e para os teus leitores.


3. Menos é menos mas traz tão mais!
Ler um blog não é ler um livro, por isso temos de nos controlar nas palavras. Quando estás online, sabes que nunca chegas à segunda página do google, não tens paciência para os anúncios do youtube e saltas qualquer texto que seja demasiado grande. A paciência online é limitada, por isso temos de nos conter e escrever o essencial sem perder essência.


4. Escreve o que queres ler.
Tu és a razão porque tudo acontece, como tal lê os teus textos com olho clinico e tenta perceber se encontrasses aquele texto noutro blog, se o irias ler. Tu tens de ser o teu maior critico mas também o teu maior fã.


5. Descontrai e sê feliz!
É muito importante definires algumas coisas na maneira como vais escrever mas no fim, tudo tem de ser natural e espontâneo. Se passar a ser uma tarefa, vai sentir-se o esforço do outro lado. Divirtam-se!

Esperamos que tenham gostado destas dicas… Se quiserem mais é só pedir, se quiserem dicas sobre algum tema específico, somos todos ouvidos 😀

5 respostas

  1. Ah que bom encontrar essas dicas! Adoro quando elas fogem àquele esquema tem-que-ser-assim-pra-ser-bom. Escrita é um fator muito importante. O item #2 e #4 são muito especiais para mim, e aprendo cada vez mais sobre eles conforme vou blogando.

  2. Olá, muito obrigada pelas dicas e conselhos! A sério! Consegui aplicar e ficar satisfeita, com os passos que sugeriram num outro post, sobre a colocação de imagens no blog. Ufa! É verdade, dá um pouco de trabalho no início, mas fica mais bonito.

    Ah, se morasse em Lisboa, sem dúvida tentaria aterrar num dos vossos workshops. Um dia..

    Maria

  3. Gosto muito das vossas dicas 🙂 Neste momento estou a construir um blog e as vossas dicas são mesmo muito úteis 🙂 Era possível fazerem um post a explicarem como colocar várias imagens num post com interação (sendo cada imagem uma, mas no fundo estando lado a lado, como acontece quando colocamos o instagram no blogger em forma de galeria, mas com as imagens maiores). Não sei de me fiz entender 🙂 No wordpress existem vários plugins, no entanto no blogger não. Se pudessem ajudar era muito bom. Continuação de sucesso 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.