O chef do blog não está cá esta semana a cozinhar, por isso decidi vir até aqui com uma receita minha, mas não se assustem. É simples, óptima para começar o dia e, a parte melhor, super fácil de fazer! Vamos começar o dia com granola feita na hora?

Adoro granola, e comecei por ter em casa sempre alguma, comprada fora. Era tão boa que chegava a comer mais do que uma vez por dia, e por isso acabava muito, muito rápido. Para quem não sabe, a granola é uma mistura de cereais e sementes, e se for confeccionada sem açúcar é uma das melhores coisas para comer de manhã, com iogurte natural ou com fruta. Se for daquelas crocantes e cheia de coisas saborosas, vão ficar viciados, mas não há problema nenhum porque é uma opção saudável e uma grande fonte de energia 🙂

Comecei a fazer granola cá em casa, seguindo algumas receitas que vi em blogs, mas havia sempre aquele dia em que já não havia nenhuma, e era mesmo aquilo que me apetecia de manhã,  e só de vez em quando é que tinha aquele cheirinho bom na cozinha, o que é triste. Foi por isto que o Fred me falou da Granola Express da Joana, feita na hora, quentinha e com o sabor de sempre. A receita é perfeita, podem vê-la no blog, mas hoje deixo-vos aqui a minha versão com mel, porque adoro-o e faço questão de comer uma colher por dia, e com as sementes que mais gosto e que tenho sempre em casa.

INGREDIENTES, sem quantidades, tudo a olho, como eu gosto 😉
· flocos de aveia
· sementes de girassol
· sementes de sésamo
· sementes de papoila
· sementes de abóbora
· uma colher de cacau puro
· uma colher de mel

PREPARAÇÃO
Colocar todos os ingredientes secos numa frigideira, para tostarem, durante uns 5 minutos. Convém estarem de olho e não irem dar festas ao gato no entretanto, senão chegam e está tudo queimado.
Depois de terem tudo douradinho polvilhem com a colher de cacau, parece que é aqui que estrago tudo mas o cacau puro está cheio de magnésio e ferro, não há aqui açúcares, por isso aproveitem!
Por fim, adicionem a colher de mel que vai juntar a granola em pedaços, mexam bem e atirem com ela para cima da base que escolherem.
Para fazerem maiores quantidades façam a mistura num tabuleiro e levem ao forno, podem guardar em frasquinhos e vão comendo durante a semana.

As sementes são uma fonte muito, muito rica de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Uma semente pequenina dá origem a uma planta, por isso imaginem a quantidade de coisas boas e a força que ali encontramos. Claro que não podemos virar passarinhos, elas servem para completar uma alimentação que já deve ser variada e cuidada. Eu sinto-me bem a comê-las, sei que nada ali me faz mal, e uma quantidade moderada por dia só pode trazer benefícios.

Quanto à receita, é uma delícia, prometo!
E obrigada Joana,pela dica 🙂

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