
Há dois anos atrás, estive pela primeira vez em Berlim. Contei-vos como foi e como me apaixonei pela cidade aqui. Este ano quis voltar a fazer o mesmo, fugir durante uma semana antes da loucura das festas de Natal. Respirar fundo, embrulhar-me em cachecóis e passear nas ruas iluminadas pelas luzes dos mercados de Natal.
O frio estava lá e a cidade continua a ser linda mas os mercados só estiveram nos últimos dias. Encontrar um voo a um preço simpático e que nos permita aproveitar o dia quando aterramos não é fácil de fazer, durante esse processo lá me esqueci de ver quando começavam os mercados :p Ficam a saber que geralmente é por volta de dia 20 de Novembro, não estive longe mas não consegui ir a todos os mercados que queria. No entanto, explorei uma outra faceta da cidade que ainda não tinha visto e mais uma vez, a vontade de ficar foi maior do que a vontade de voltar.
Como as ruas e as zonas não me eram desconhecidas, confesso-vos que passei menos tempo atrás da lente. Apesar de querer partilhar muita coisa convosco, quis passar mais tempo a comer e menos tempo a fotografar o que comi, mais tempo a ver e menos tempo a fotografar. Trouxe muita coisa para ver (como dá para ver pela quantidade de fotos) mas posso dizer-vos que, no total, tirei menos de 100 fotografias.






Uma das coisas em que mais reparei nesta viagem, foi quão felizes as pessoas em Berlim são. Há espaço para tudo e respeito por todos. Há pessoas que estão de passagem e a correr, outras constroem mesmo a sua vida por lá. Há espaços verdes cheios de miudos e animais, mesmo quando está frio. Aos fins-de-semana as pessoas caminham na rua, não correm. A quantidade de carros na rua é mínima para uma cidade daquele tamanho e as pessoas são sempre simpáticas, mesmo quando não falam inglês e a conversa acontece com gestos. Sei bem que tenho uma imagem idílica da cidade e que todas as cidades têm problemas mas se o Porto não me fosse tão querido, fazia já as malas.




Como não tirei fotos de todos os sítios onde estive, não vos consigo mostrar todas as galerias de rua que me encheram os olhos, ou todos os sítios onde perdi a cabeça a comprar estacionário ou até mesmo as comidas boas que me encheram o estômago e me aqueceram a alma. No entanto, fiz uma lista de sítios para vocês, no google maps. Isto quer dizer que podem fazer download do mapa para o vosso telemovel e passear-se pela cidade com tudo organizado. Cafés, Restaurantes, Sítios para ver, Lojas, Flea Markets e até Mercados de Natal, tudo dividido e organizado por etiquetas. Não vos podia ter facilitado mais a vida :p
Berlim tem mesmo um lugar especial no meu coração e tenho a certeza que é uma cidade onde vou voltar várias vezes. E vocês, já andaram por lá? O que mais gostaram? Contem-me tudo!
Entretanto estava a pensar escrever um post onde vos explico como organizo as minhas viagens. É algo que gostassem de ler? :p