Sabem quando acordam tarde e aquilo que mais vos apetece é uma música simpática, fruta, um chá gelado e uma pilha de panquecas? Não? Sou só eu? :p
No último fim-de-semana foi isso mesmo que aconteceu. Acordámos com vontade de comer panquecas mas não queríamos que fossem doces e, como já era tarde, que ocupassem o lugar do pequeno almoço e almoço (um brunch, portanto).
Saltei para cozinha, tirei legumes frescos do frigorifico e cheguei à conclusão que queria fazer panquecas com tomate, pesto, queijo feta e agrião. Há qualquer coisa na combinação de pesto e queijo feta que me deixa demasiado excitado! Como o fim-de-semana está aí mesmo à porta, vou deixar-vos aqui a receita das panquecas que foram um sucesso. Sendo honesto, só de olhar para as fotos já estou com vontade de saltar para a cozinha.
Coisas que vão precisar:
– 200 gr de farinha (com fermento)
– 250 ml de leite (eu usei vegetal, de aveia)
– 50 gr de manteiga (mais um outro tanto para as fritar)
– 15 gr de açúcar
– 1 pitada de sal
– 2 ovos médios
– Dois tomates médios
– Agrião fresco q.b.
– Pesto q.b.
– Queijo Feta q.b.
Como fazer:
Juntem a farinha, o leito, a manteiga, o açúcar, o sal e os dois ovos numa taça ou num processador de comida. Batam bem até terem uma mistura homogénea.* Coloquem uma frigideira um pouco de manteiga em lume médio (o truque para panquecas douradas em bem cozinhadas é não ter a temperatura muito alta e ter paciência, pelas fotos dá para ver que eu não tenho muita :p). Vertam uma concha de sopa da vossa massa sobre a manteiga já derretida na frigideira. Quando virem muitas bolhas a formar-se no topo da panqueca já a podem virar. Repitam este processo para toda a massa de panqueca. Por aqui deu para 10 panquecas.
Conforme vão reservando as panquecas já feitas, façam camadas dos ingredientes frescos. Eu barrei uma camada muito fina de pesto e queijo feta sobre a primeira panqueca. Sobre a segunda coloquei tomate fatiado e agrião. Fui alternando entre estas duas misturas em toda a pilha de panquecas. Por fim, no topo da pilha, coloquei agrião abundantemente, pedaços de feta e e pesto solto.
Sirvam à fatia e sejam felizes. 😀
*quando são panquecas salgadas, eu gosto delas mais sólidas e mais lisas, quase um crepe denso. Quando são doces e as quero mais altas e fofas, uso a mesma receita mas as claras dos ovos são batidas em castelo e só são envolvidas no fim de todos os ingredientes estarem misturados.
Espero que tenham gostado e se experimentarem este fim-de-semana, digam-me como correu (ou tirem uma foto e identifiquem-me no instagram) ! Há alguma combinação salgada de panquecas que vocês adorem? Contem-me tudo!
Tenham um fim-de-semana muito feliz, sim? 🙂
hmmm que delicia. ando para fazer panquecas há já algum tempo. acho que é desta que vou tentar.
Que amor o seu blog! Ainda não conhecia, tô aqui me apaixonando navegando pelos posts.
E quanta foto linda 🙂
http://www.gulab.com.br