É segunda-feira, são 8 da manhã, e tenho de ser sincera convosco. Há semanas que ando sem conseguir escrever. Não sei o que se passa comigo, escrevo meia dúzia de linhas que parece nada terem a ver umas com as outras, apago, desisto, e volto-me para o trabalho e a agenda que tem de ser despachada. Sei que é uma fase, porque adoro escrever e adoro este blog, mas tenho de aceitar que não estou a conseguir, que preciso de férias, de desligar completamente de tudo e de todos, para voltar a ter vontade de fazer coisas como escrever.
Hoje vim cá dizer-vos coisas porque é um dia especial, o Fred faz anos. A minha metade, aqui no blog e no trabalho, celebra mais um ano de vida e eu sinto-me orgulhosa de tudo o que fez neste ano e do caminho que ele tem vindo a percorrer. Quando vos digo isto, pode parecer daquelas coisas fáceis que dizemos sempre que alguém celebra um aniversário. Isso, juntamente com a minha falta de jeito com as palavras, pelo menos nas últimas semanas, pode não deixar passar para esse lado o que quero que hoje passe, mas a verdade é que tenho um orgulho enorme neste meu amigo e sei que nos anos que aí vêm, melhor pessoa se tornará e mais bonito será.
O Fred já viveu com coisas menos boas e sei que não posso sequer imaginar os momentos difíceis que já teve. Todos nós temos problemas e obstáculos mas, vamos admitir, algumas pessoas têm problemas bem mais sérios ou presentes do que outras, precisam de muito mais energia para gerir tudo e andar para a frente, e tudo isto no dia-a-dia, todos os dias, até naqueles dias em que era suposto ser o “feriado” dos problemas, porque são dias simplesmente normais.
É por isto que o meu orgulho nele é tão grande, porque esta pessoa bonita trabalha todos os dias para ter uma vida melhor em tudo. Comigo esforça-se para que o nosso trabalho corra cada vez melhor, para que os erros com clientes ou connosco desapareçam, para que a nossa felicidade no trabalho seja uma realidade, caminhamos mesmo para lá. Com os nossos amigos está sempre pronto para cocktails caseiros e gargalhadas, para lhes fazer um bom jantar, para os ouvir em dias maus, dar uns puxões de orelhas quando é preciso, ou para lhes dar mimos e abraços, grandes e apertados, quando estes são tudo o que é preciso.
Com a família bonita que tem, a que está em Coimbra, é aquele a quem se liga quando há um problema porque é ele que vai ter a cabeça fria e a energia para o resolver, mesmo que tenha de seguir viagem depois de uma semana de trabalho intensa de 7 dias.
Desculpem-me o desabafo num post de aniversário, não sei se é pelo cansaço acumulado, mas cada vez mais fico desapontada com a vida e com a forma como o ser humano a vive. É simples perceber que o crescimento e o sucesso estão a ser entendidos de uma forma um bocadinho estúpida. As pessoas crescem, passam-lhes os anos, e o que mais importa são os cargos que acumulam na vida e as coisas que compraram. Há um lado nosso, interior, aquele que à partida ninguém vê, que precisa sim de muito investimento, daquele que não se consegue arranjar no tamanho certo na Zara. Esse lado, interior, precisa de “compras” todos os anos, de ser actualizado, de estar sempre preocupado em estar no tamanho certo e no corte que melhor nos favorece, a nós e aos que nos rodeiam, pessoas, planeta e animais.
Acredito que nós estamos cá para evoluir enquanto pessoas, com uma responsabilidade enorme por estarmos num sítio lindo rodeados por mais pessoas e por crianças que ficarão aqui, que pensarão de forma diferente e farão as coisas de forma diferente se nós lhes abrirmos caminho para isso. Temos de nos tratar melhor, temos de usar este tempo que aqui temos para fazer mais do que contar anos de vida, soprar velas e somar conquistas.
O Fred tem feito mais do que isso, tem um coração cada vez mais cheio, perde muitas vezes o medo para falar das coisas que realmente importam, para se sentir cada vez mais leve e livre por dentro. Também perdeu o medo de ficar de coração partido e tem agora a casa cheia de amor e de patudos! E é por isto que ele está de parabéns, porque cresceu muito, porque nos puxa sempre para a frente com ele, e porque ainda temos muito para viver e para descobrir juntos.
Está de parabéns porque também vai chegar ao fim deste post, percebe que tem uma sócia desequilibrada e muito cansada, que nem um post de aniversário fez decentemente, e nem assim se vai chatear comigo. As fotos são dele, não pela minha preguiça, é porque faz sentido pessoas :p
Obrigada Fred, e muitos parabéns por TUDO! <3