11º edição, Porto, 2023

desenhamos histórias

design e fotografia

partilhamos saber

workshops e consultoria

Despedi-me, criei o meu próprio negócio, e estou pobre!

Durante este fim-de-semana recebemos mais uma mensagem de uma seguidora a perguntar como era isto de termos o nosso próprio negócio, de darmos o salto para trabalharmos para nós e lidarmos com estas coisas todas da incerteza, das oscilações de trabalho e salário.

São algumas as vezes que nos perguntam estas coisas e por isso, hoje, queremos falar disto convosco para que mais gente possa ouvir a nossa história e perceber, de forma muito resumida, o que nos aconteceu. Costumamos contá-la nos nossos workshops, hoje vamos contá-la aqui e esperamos que vos ajude de alguma forma ou que vos dê um empurrão se esse for preciso.

Estávamos os dois sem trabalho, despedimo-nos por opção mas não tínhamos um plano em mente, o plano era procurar trabalho e sermos mais felizes. Enquanto ele não aparecia decidimos dar forma a este projecto com o qual tínhamos sonhado muitas vezes, fazer workshops sobre design, fotografia, e criação de conteúdos. Assim nasceu o We Blog You, com um workshop no verão de 2012.

Ninguém nos conhecia, não tínhamos muito trabalho publicado e por isso podem imaginar que não foi fácil arrancar com ele. Tivemos 6 pessoas inscritas, 3 delas eram nossas amigas, e o lucro final foi de 60€. Não foi um caso de sucesso, mas nem assim ficámos com a sensação de derrota. Pensámos que ele tinha de ter acontecido, mesmo que fosse assim, para podermos perceber se funcionava e para termos material para o comunicar e assim fazermos novas edições.

Agendámos um novo workshop para Dezembro desse ano e a coisa não melhorou muito. Continuámos com 6 inscritos, desta vez nenhum era nosso amigo, mas estes valores não permitiam que alugássemos novamente um espaço e pagássemos um serviço de catering. Assim sendo, e como ele tinha de acontecer porque somos teimosos, decidimos dar a volta à questão e fazê-lo na nossa própria casa.

Se a ideia pareceu estranha, depois foi mesmo daquelas coisas que se entranha. A proximidade que se criava entre nós e as pessoas que participavam era grande, as pessoas sentiam-se bem, se calhar até se sentiam mais à vontade porque entravam num ambiente acolhedor e familiar. Os lanches eram feitos por nós e desta forma reduzimos custos e tivemos a oportunidade de fazer workshops mais pequenos, sem grandes despesas à mistura.

Esta situação arrastou-se até 2014. Podemos dizer-vos que pagávamos as contas com este nosso trabalho mas os meses eram muito instáveis e chegámos a pensar que isto não ia mesmo a lado nenhum. Trabalhávamos muito, o retorno era pouco, mas apesar disso nunca deixámos de fazer o que gostávamos. Se nos perguntarem hoje o motivo de tanta insistência, podemos dizer-vos que o que nos movia era simplesmente ACREDITAR.

Nós acreditávamos no trabalho que fazíamos, na diferença que causávamos na vida das pessoas que se cruzavam connosco, na necessidade de haver serviços como o nosso no mercado português. Acreditar em tudo o que fazíamos fez-nos aguentar 2 anos fraquinhos em termos de negócio mas cheios de aprendizagem, motivação e pequenas alegrias.

Depois destes dois anos, o nosso próprio blog começou a ter mais visitas, começamos a mostrar mais trabalho e a receber mais contactos, tivemos a sorte de redesenhar alguns dos blogs mais lidos de Portugal o que nos trouxe mais público e mais clientes.

Se foi fácil aguentar aquele início mais instável e assustador? Não foi. Quem nos aturava em casa sabia que estávamos muitas vezes mal dispostos por termos tanta pressão em cima, por fazermos um esforço tão grande e muitas vezes sem retorno, por sabermos que o dia de amanhã não podia ser controlado. No entanto, sempre acreditamos no que fazíamos e no que queríamos fazer, nunca duvidámos de nós e do que poderíamos conseguir e por isso nunca desistimos, mesmo quando o Fred tinha apenas 80€ na conta e estava a pensar fazer as malas e voltar para casa dos pais em Coimbra.

No próximo post sobre este tema vamos contar-vos mais sobre como demos a volta e fizemos do We Blog You um negócio rentável e que nos paga os salários no final do mês. No terceiro post sobre este tema vamos falar-vos do salto para o novo escritório e dos nossos planos para os próximos dois anos!

Não percas nada!

Sim, isto é uma newsletter! No entanto, prometemos que não vamos encher a vossa caixa de correio com spam. Vão sim, receber os novos cursos em primeira mão, descontos nos workshops e uns freebies de vez em quando.