Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

Um Natal consciente e cheio de significado

Se vocês já nos lêem por aqui há algum tempo, sabem que eu adoro o Natal. Adoro as músicas, as cores, as decorações, as luzes, o espirito e a gratidão que se sente quando se reúnem os amigos e a família à volta da mesa. Há, no entanto, uma faceta do Natal que eu odeio, o consumismo desmedido e oco, e o frenesim de famílias inteiras às compras contrariados, só porque “tem de ser”.

Eu sei que também já fui assim mas, felizmente, os meus valores foram mudando e a minha noção de prenda também. Todos nós queremos coisas mas todos temos coisas a mais. Nesta altura do ano, este sentimento de querer coisas aumenta e perde-se o verdadeiro sentido de toda a época. O Natal é uma óptima desculpa para dizermos às pessoas à nossa volta, às que nos são próximas, que gostamos muito delas e que  valorizamos. Um presente pode ser isso tudo ou pode ser só mais uma coisa, independentemente do seu preço. Um carta sentida vai trazer mais sorrisos do que uma camisola da Zara, acreditem em mim.

Em casa dos meus pais, já a pensar nisto e numa carteira que não estica só por ser Dezembro, decidimos que este ano vamos fazer secret santa. Cada um só dá presente à pessoa que lhe calhou em sorteio e em vez de pensar em 6 presentes diferentes, pensa apenas num, com mais significado. Cada vez mais penso nisto do consumismo desenfreado, das coisas más que vêm com ele e da loucura que se vive nos centros comerciais. Felizmente, vivendo no Porto, é possível fugir a essa loucura. O comércio local ainda está vivo, todos os anos surgem novos criadores e produtores e é possível encontrar quase tudo sem ter de recorrer a grandes cadeias e sem sentir que nos roubaram a carteira.

A pensar nisto, vou deixar-vos aqui uma lista de locais e projectos aqui no Porto, onde podem ter a certeza que vão encontrar presentes únicos, sustentáveis, com produção local e muito muito bonitos.

Para muitos o beija-flor já não é desconhecido. Por lá vão encontrar material de estacionário com uma grande influência portuguesa. Cadernos, calendários, postais… Quase tudo feito à mão, com materiais portugueses e a preços muito simpáticos.

Já falámos da Arminho por aqui, um projecto recheado de peças bonitas. Cadernos, posters, cerâmica.. Tudo feito pelas mãos do João e da Raquel, a pessoas por de trás deste projecto bonito.

Eu já vos falei do Hey Billie, um projecto que tenho com a Raquel Caldevilla, onde criamos peças de decoração baseadas num imaginário infantil. Uma das nossas maiores preocupações é criar peças que durem uma vida, com materiais nobres e locais. Tudo por lá é feito à mão.

A Alma Viva é a loja perfeita para os mais pequenos e para pessoas que gostam do imaginário dos mais pequenos. Falámos dela por aqui todos os anos e continua a ser uma das nossas favoritas.

Se estão à procura de ilustração para dar como presente, então a Ana Seixas pode ser a vossa solução. Ela tem ilustrações para todos os gostos e prints com preços muito, muito simpáticos.

Bem, estes projectos são apenas uma parte pequenina de uma lista muito grande mas que talvez vos possam ajudar. O que queria com este post todo era que pensassem um pouco mais no momento de escolher e encontrar. Dêem preferência ao local, ao original e a presentes que trazem felicidade mas que não são efêmeros (o mundo não precisa de mais lixo). Que reflectissem um pouco mais sobre a “obrigatoriedade” de todos os presentes que acham que têm de dar e se preocupassem mais com o amor que vão espalhar nesta época.

Eu quero dizer-vos que gosto muito de vocês e espero mesmo que este mês de Dezembro esteja a ser mágico.

Written by:

Designer, photographer, musician and dog lover.

Comments

  • Daniela Soares

    Reply

    Infelizmente o consumismo é cada vez mais desenfreado não haja dúvida… Essa ideia do secret santa é uma boa maneira de o combater. Para além disso podemos sempre optar por presentes DIY que têm sempre mais significado.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    Dezembro 5, 2017

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.