Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

VERO – a nova rede social, sem publicidade.

Ouvi falar no Vero a partir de uma amiga, que me perguntou o que é que eu achava da nova rede social. Geralmente ando sempre em cima destas coisas mas confesso-vos que nunca tinha ouvido falar em tal coisa. No mesmo dia, uma série de contas de instagram que sigo falavam da mesma app e anunciavam que já andavam por lá. Cinco minutos depois, já tinha app instalada para perceber qual o hype em torno de uma nova rede social, quando as que temos já nos dão tanto trabalho. Instalei, explorei e 20 minutos depois estava rendido.

O Vero, de verdade, é muito recente e ainda tem alguns problemas técnicos, que são de esperar de algo tão novo. No entanto, também vem responder a muitos problemas que sinto com o instagram mas maioritariamente com o Facebook. Sendo que o maior deles todos, a publicidade o maldito algoritmo de que todos falam. Se no Facebook nós vemos posts por ordem de interesse (ou o que eles acham que nós temos interesse) ao invés de ordem cronológica, todos os nossos passos são controlados, somos bombardeados com publicidade e até os nossos dados são vendidos em bulk, o Vero anuncia-se como a rede social onde nós somos os clientes e não o produto. A última rede social que se anunciou como livre de publicidade foi a Ello, que era dirigida à comunidade criativa, mas que infelizmente não funcionava tão bem como prometia, nem respondia aos problemas que temos em todas as outras plataformas.

Vamos a uma das primeiras funções que me deixa entusiasmado! Existem duas maneiras de seguir pessoas no Vero, o follow e o connect. O follow serve para seguirmos pessoas que não conhecemos mas que gostamos do seu trabalho e o connect serve para nos ligarmos e seguirmos pessoas que conhecemos. Quando recebemos um pedido para fazer connect, temos que atribuir a essa pessoa uma de três categorias: Close Friends, para amigos próximos, Friends, para amigos, Acquaintances, para conhecidos. Essa pessoa nunca vai saber onde foi adicionado. Para que serve esta distribuição? Para poderem filtrar a quem chega a publicação que fizerem. Assim, no momento de publicar também têm de escolher quem vê essa publicação, se os close friends, os friends, os acquaintances ou os followers (com quem não estão connected). Isto faz com que possam ter publicações só para amigos próximos e publicações para o mundo, permitindo ter um perfil profissional e pessoal ao mesmo tempo.

No Vero podemos partilhar fotografias, vídeos, links, música, filmes, livros e lugares. As fotografias, os vídeos e os links funcionam como qualquer outra rede social. A música, está ligada ao itunes e por isso, têm reviews agregadas, os álbuns e até podem comprar as músicas. No caso dos filmes, está ligado ao TheMovieDb e por isso tem todas as informações sobre o filme, o cast, as reviews, o trailer… Os livros estão ligados ao iBooks e o mesmo esquema acontece, assim como os lugares que estão ligados ao squarespace. Isto faz com que tudo seja mais fácil de ver, partilhar e até recomendar. Estas categorias ajudam também a organizar colecções. Quando fazem like em alguma coisa, não estão só a dizer que gostam, o Vero organiza todos os vossos likes por categorias. Ou seja, se fizerem like em livros que gostam (por exemplo) podem ver todos os livros que gostaram na colecção livros.

Para já só existe versão mobile e a app é gratuita para o primeiro milhão de pessoas. No entanto, a partir de 1 milhão de pessoas haverá um preço para quem quer fazer parte da Vero. Pode parecer uma loucura ter de pagar para fazer parte de uma rede social. No entanto, se me dessem a opção de pagar para voltar a ter o instagram cronológico e sem publicidade, eu sei que pagava.

Em conclusão, valerá a pena? Será esta A nova rede social? Não vos sei dar essa resposta. Sei que já ando por lá e que depois de afinada me parece uma alternativa perfeita. No entanto, não sei se irá resultar, tudo vai depender da adesão à rede e da capacidade de resposta da Vero a estes pequenos problemas técnicos. Criar uma conta numa nova rede social é um pouco solitário porque quase ninguém ainda por lá. No entanto, se quiserem experimentar eu serei vosso amigo 😉 Encontrem-me em Fred Gomes!

E vocês, já experimentaram? O que acharam? 🙂

Written by:

Designer, photographer, musician and dog lover.

Comments

  • Mariana

    Reply

    Eu fui ao press event de apresentação da app em novembro de 2016 e tenho conta desde essa altura. Os bugs são os mesmos de há mais de um ano atrás – custa-me a acreditar que desenvolva correctamente, principalmente com um acréscimo tão grande de utilizadores.

    Março 1, 2018
  • Teresa

    Reply

    Que maravilha Fred 🙂
    Obrigada….
    Ando cansada de tanta publicidade no Facebook… no Instagram…. e não há como bloquear o que não me interessa 🙂

    Março 1, 2018
  • ana rangel silva

    Reply

    Ouvi dizer que para apagar conta é preciso enviar request. Porquê?

    Março 1, 2018
  • Ana

    Reply

    Não conhecia mas parece-me ser um conceito interessante vou espreitar Fred.
    Beijinhos

    Março 1, 2018

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.