10º edição, Porto, 2022

Design & fotografia
criados À medida

workshops & consultoria
para marcas

Meu querido São João

Desde que me mudei para o Porto, há quase 8 anos, que uma das minhas épocas do ano favoritas é o São João. Antes de viver aqui, acho que nunca me tinha apercebido do quão grande é esta festa nem o quão bonita. Há qualquer coisa de mágico nestas semanas, as pessoas na rua estão felizes, as ruas são decoradas com bandeirolas coloridas e o cheiro de manjerico e sardinha assada ocupam as ruas. Eu acho que como sardinhas assadas uma vez por ano, por volta desta altura, mas entre o cheiro do carvão, a broa e a salada de pimentos assados, há uma sensação muito familiar. Talvez seja dos piqueniques da minha infância, na Barrinha em Mira, onde nas horas de mais calor fugíamos da praia e fazíamos churrascos, à sombra. Seja como for, é quase o cheiro da canela no Natal, é uma sensação nostálgica e positiva.

Esta noite e este dia são um pretexto, ou um lembrete, para ser feliz. É isso mesmo que se sente, as pessoas estão felizes, interagem com desconhecidos de sorriso na cara e até o irritante som dos martelos é suportável porque vem misturado com o som de gargalhadas. Não sou fã de música popular portuguesa, acho que o Quim Barreiros é um poeta mas não é algo que ouça no meu spotify. A única noite em que estou pronto para dançar ao som de qualquer música “pimba” é esta mesmo, talvez seja a alegria contagiante, a vontade de celebrar a vida… Não sei bem o que é mas, nesta noite, qualquer coisa é um pretexto para dançar até que os problemas desapareçam. Isto tudo com um céu coberto de balões de São João, que é algo indescritível. Acho que só não sou fã do alho-porro, mas para ser honesto, acho que ninguém é! :p

Estas fotos são de anos anteriores, que este ano não tive tempo de ir para a rua fotografar. O vídeo bonito é dos We Are Love Addicts, de há dois anos atrás! Este ano acho que não vai haver fotografias da noite, quero estar livre de câmeras e aproveitar o tempo com os amigos. Isto não quer dizer que não vão existir Instagram Stories da noite 🙂 Se não vão estar pelo Porto e querem ver como é que a nossa noite de São João se desenrola, podem ver ali no meu instagram e no instagram do We Blog You. Prometo que vos mantenho actualizados!

E vocês? Já tiveram no São João? Sentem estas coisas todas ou só eu? Se me virem na noite de São João, por favor venham dizer olá que eu retribuo com um abraço e uma martelada. 🙂

Não percas nada!

Sim, isto é uma newsletter! No entanto, prometemos que não vamos encher a vossa caixa de correio com spam. Vão sim, receber os novos cursos em primeira mão, descontos nos workshops e uns freebies de vez em quando.