Uma das perguntas que nos fazem mais em reuniões é se fazemos fotografias para outras pessoas! Deixem-me já responder a essa questão: nós criamos fotografias de produto, ambiente e de retrato para os nossos clientes. Desde fotografias para por no website, com a linguagem da marca, a editoriais e até produzimos fotografias para as redes sociais de várias marcas. Se vocês têm um negócio, ou um projecto, e não são fotógrafos, então já se depararam com este problema de ter de criar imagens de alta qualidade para as vossas redes sociais e sem saber como. Vocês já sabem que somos apologistas de que vocês devem ser capazes de fazer um pouco de tudo e devem aprender para ganhar novas capacidades, isto tudo no início. Se fotografia e imagem não são o vosso forte e o negócio já cresceu um pouco, procurem ajuda. A qualidade das imagens faz toda a diferença na maneira como comunicam e pode mesmo ser um deal-breaker. Neste post queremos mostra-vos as fotografias que fizemos para a Real Saboaria e qual o processo para chegar a estas fotografias, que pode ser que vos ajude a planear as vossas.

Quando recebemos o convite para fotografar para a Real Saboaria, ficámos muito, muito contentes. Isto porque não só a marca tem produtos muito bonitos como tem uma preocupação ambiental. Para além disto, não vou mentir a ninguém, fotografar sabonetes é muito, muito divertido.

O processo criativo para uma sessão destas, começa com um moodboard. Neste caso, foi a Raquel que esteve encarregue de pensar no ambiente que achamos que era mais adequado para a marca. O que é que isto quer dizer? A Real Saboaria estava a precisar de fotografias para as redes sociais, com o objectivo de chegar a um público que usa sabonetes e que tem uma preocupação grande sobre a sua origem. A pensar neste público, a Raquel juntou uma serie de imagens de referência para este ambiente, onde todos os tons seriam frescos, leves e neutros e a grande estrela seriam os sabonetes. Este moodboard serviu para várias coisas: para aprovação do cliente, para referências de styling para a Raquel e para referências de luz e tratamento para mim.

Já com as compras de styling feitas e o local ideal escolhido, eu e a Raquel passámos um dia muito divertido a criar ambientes onde os sabonetes estivessem em uso. Nas redes sociais temos de ser sociais até nas fotos e quisemos mostrar ambientes inspiracionais, onde se sinta o produto a ser usado. No final, já com as fotos feitas, passámos pelo processo de selecção e edição.

Já fotografei bolachas, gelados, sapatos, bicicletas, atacadores… e o processo é sempre um dos meus favoritos. Pensar numa marca enquanto imagem fotográfica tem tanto de desafiante como de gratificante. Os resultados desta sessão estão à vista e deixam-nos muito, muito felizes. Obrigado à Real Saboaria, por nos ter permitido fazer estas fotografias.

E vocês, gostaram? Gostavam de ter mais posts sobre o processo das sessões que fazemos? 🙂

2 respostas

  1. Adorava ler um post com o processo completo, desde o conceito inicial até ao resultado final.
    Este ficou lindo! Please do that!

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.