Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

Hoje queremos dar-vos a conhecer um projecto lindo que nos passou pelas mãos. L’officine des petits bonheurs é um cantinho simpático, que tem por detrás uma pessoa a sério que trabalha com pais e professores no sentido de ajudar famílias a alcançarem bem-estar emocional, através do Mindfulness e da parentalidade positiva e consciente.

Hoje vamos mostrar-vos só uma parte do trabalho, deixaremos o site e a sessão de fotos para um segundo post. Nestas imagens podem ver um bocadinho do processo de trabalho e o moodboard para este projecto.

L’officine des petits bonheurs, nas palavras da própria Andreia, pretende estar perto das pessoas e mostra isso mesmo. O objectivo era quebrar um bocadinho aquela frieza e distanciamento que sentimos quando pensamos num gabinete de psicologia, e aproximá-lo de uma linguagem mais familiar, informal, vivo e dinâmico.

A felicidade como produto, no sector da saúde, é visto como algo secundário. A tecnologia e o avanço aparecem sempre em primeiro lugar, tornando tudo demasiado formal e impessoal. A L’Oficine des Petits Bonheurs inverte esta equação. Os produtos são a felicidade e o equilíbrio, e os serviços ( psicologia, mindfullness, mindmapping, braingym, sketchmoting, etc..) são a maneira como se atingem estes valores. 

Moodboard

Para nós, todos os projectos começam aqui, na inspiração. Perdemo-nos na internet, procuramos referências, paletas e texturas que nos inspirem para este projecto em específico. Na realidade é um pouco mais complexo do que apenas "o que nos inspira", porque já tem de corresponder à maneira como queremos exprimir esta marca. Neste caso, queríamos expressar ideias, sentimentos e pensamentos de maneira gráfica. Com o moodboard, percebemos que, tal como os pensamentos, sentimentos e ideias, a identidade tinha de ser abstracta.

Do Papel ao Ecrã

O Target dos do L'OPB são famílias e, em particular, os mais pequenotes. O imaginário tinha de ser infantil, apesar de quem compra são os pais. Aproveitámos o argumento para comprar pasteis de cores novas e perdermo-nos no papel. 

São padrões coloridos, às vezes organizados outras vezes caóticos, expressivos, arrojados e, acima de tudo, felizes. Este foi um processo manual, que teve como base pasteis secos e papeis texturados. Assim conseguimos trazer um pouco do imaginário infantil para a marca, sem nunca perder a seriedade. Estamos no limbo entre infantil e adulto divertido, a contrastar com um logotipo bem mais sério e recto. A identidade da marca representa então tudo aquilo a que se propõe. É feliz, colorida, saudável e cheia de expressão.

O Logotipo

Para o L’OPB queríamos criar uma logotipo moderno, arrojado e único. Este tipo de linguagem tipográco, geralmente não está associado à area da saúde, que é bem mais reservado. Este está associado a marcas e projectos de vanguarda, que chegam com certezas, arrojados e prontos para conquistar o mundo. Nós queríamos que a identidade gráca do L’OPB tivesse essa força. Assim, tanto consegue viver em ambientes formais, como informais, em ambientes coloridos ou minimalistas. É um logotipo camaleão, com 5 variações em forma.Há formatos que funcionam melhor que outros conforme o suporte onde se encontra. Por exemplo, uma etiqueta pequena precisa da versão mini do logotipo, enquanto que para o rodapé de um documento, faz muito mais sentido ter uma versão horizontal longa.
Esperamos que gostem deste bocadinho de cor, e se gostaram fiquem atentos porque vamos falar-vos mais deste projecto bonito em breve! Esperamos que também tenham gostado desta viagem pelo nosso processo criativo. Obrigado, à querida Andreia por nos ter deixado fazer parte deste projecto bonito 🙂

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.