PROPOSTA DE IDENTIDADE GRÁFICA – FABRIC

FABRIC
WHAT FABRIC IS ALL ABOUT
O Fabric é um projecto que celebra a herança, valoriza a família e que se propõe a ser a matéria prima que segura um edifício de pé, como analogia à segurança que oferece aos seus clientes. Um projecto de workspaces premium, que preza pelas relações familiares, atendimento personalizado e que são atentos ao detalhe. Mais do que um aglomerado de escritórios, o Fabric quer ser uma segunda casa, longe de casa. Um lugar confortável, tranquilo, feliz e que se adapta às necessidades de cada negócio e projecto.
AUDIENCE
MOODBOARD

Este moodboard representa as influências visuais e de comunicação que são o ponto de partida para toda a identidade gráfica. A Bauhaus, como escola de design (que se transforma em movimento artístico) assente num ambiente industrial, é a referência certa para um projecto como o Fabric, que parte de um espaço industrial que quer receber empresas criativas e de inovação. As linhas clean, a paleta de cores, as referências de textura e linguagem, consegue comunicar para qualquer público mas atraí todas as pessoas que o compreendem, o target do Fabric.
VINTAGE X PRIME
O Fabric é uma estrutura ainda em construção, o que faz com que os seus potenciais clientes tenham que ter um pouco mais de visão sobre o espaço cru. Escolhendo as palavras certas, podemos ajudar a inspirar a imaginação do cliente. Vintage remete para um universo que visualmente não apela o target do Fabric, nem corresponde ao posicionamento onde se encaixa o projecto. Vintage pode fazer parte do ADN da marca mas comercialmente transporta-nos para um universo diferente do que é o do Fabric. O Fabric não é revivalista, o Fabric é uma inovação.
Propomos então a mudança de descritivo da marca. Passamos de “Your Vintage Workspace” para “Your Prime Workspace”, a palavra que nos leva para um imaginário mais próximo do que é o Fabric.
IDENTIDADE GRÁFICA
A identidade gráfica de uma marca é mais do que um logotipo e os seus aplicativos. É o seu ADN visual, a maneira como os seus potenciais clientes e público no geral vão interpretar quem e sobre o que é a marca.
Inspirado no logotipo actual, na escola Bauhaus, no espaço do Fabric e nos seus valores, chegámos não só a uma forma refinada do logotipo e as suas variantes como definimos a maneira como vai ser percepcionada. Minimalista, cuidado, atento ao detalhe, avant-garde e único, assim se apresenta o Fabric.
O PROCESSO
O logotipo actual, tem alguns problemas estruturais. A fonte principal não tem personalidade nem força por si só, o que se torna um problema quando temos de passar para uma versão simplificada, onde a linha do skyline não pode estar presente. A linha do skyline, mesmo correspondendo à realidade, não é equilibrado o que faz com que seja menos apelativo e memorável. Também não existem versões simplificadas, negativas e miniatura do logotipo, que se vai revelar um problema quando for necessário usar a identidade em diferentes formatos e suportes.
Nós ajustámos e personalizámos uma fonte para o Fabric ser único. A fonte principal passa a ser adequada e cria um impacto que não existe agora. No entanto, é próxima o suficiente para não invalidar as peças físicas que já foram produzidas. Redesenhámos a linha do skyline, que é, agora, equilibrada e faz com que os nossos olhos queiram parar no logotipo mais tempo, é mais marcante.
VARIANTES DO LOGOTIPO
Tal como ler um livro não é a mesma experiência que ler um outdoor, um logotipo bem desenhado tem de prever variações do mesmo. O impacto, a legibilidade e a qualidade têm de ser mantidos quer o espaço reservado para o logotipo seja um header de um website ou uma lombada de um livro. Criámos então 4 variações do logotipo em forma mais as suas variantes em cor (para garantir legibilidade independente do fundo onde é aplicado)

