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PROPOSTA DE IDENTIDADE GRÁFICA - FABRIC

FABRIC

1. variable noun
Fabric is cloth or other material produced by weaving together cotton, nylon, wool, silk, or other threads. Fabrics are used for making things such as clothes, curtains, and sheets.
 
2. singular noun
The fabric of a society or system is its basic structure, with all the customsand beliefs that make it work successfully.
 
3. singular noun
The fabric of a building is its walls, roof, and the materials with which it is built.

WHAT FABRIC IS ALL ABOUT

O Fabric é um projecto que celebra a herança, valoriza a família e que se propõe a ser a matéria prima que segura um edifício de pé, como analogia à segurança que oferece aos seus clientes. Um projecto de workspaces premium, que preza pelas relações familiares, atendimento personalizado e que são atentos ao detalhe. Mais do que um aglomerado de escritórios, o Fabric quer ser uma segunda casa, longe de casa. Um lugar confortável, tranquilo, feliz e que se adapta às necessidades de cada negócio e projecto.

AUDIENCE

O target principal do Fabric, são pessoas com cargos de decisão e chefia dentro de empresas com uma dimensão considerável. Mais do que o típico businessman, são pessoas com um sentido estético apurado e que se encaixam na perfeição nos valores do Fabric. É um target que sente que a história, estrutura e características do espaço são valores acrescentados. Trabalham em àreas criativas ou de desenvolvimento tecnológico inovador, àreas com sensibilidade estética e que valorizam o lado bonito da vida.

 

 

MOODBOARD

Este moodboard representa as influências visuais e de comunicação que são o ponto de partida para toda a identidade gráfica. A Bauhaus, como escola de design (que se transforma em movimento artístico) assente num ambiente industrial, é a referência certa para um projecto como o Fabric, que parte de um espaço industrial que quer receber empresas criativas e de inovação. As linhas clean, a paleta de cores, as referências de textura e linguagem, consegue comunicar para qualquer público mas atraí todas as pessoas que o compreendem, o target do Fabric.

 

 

 

VINTAGE  X  PRIME

O Fabric é uma estrutura ainda em construção, o que faz com que os seus potenciais clientes tenham que ter um pouco mais de visão sobre o espaço cru. Escolhendo as palavras certas, podemos ajudar a inspirar a imaginação do cliente. Vintage remete para um universo que visualmente não apela o target do Fabric, nem corresponde ao posicionamento onde se encaixa o projecto. Vintage pode fazer parte do ADN da marca mas comercialmente transporta-nos para um universo diferente do que é o do Fabric. O Fabric não é revivalista, o Fabric é uma inovação.

Propomos então a mudança de descritivo da marca. Passamos de "Your Vintage Workspace" para "Your Prime Workspace", a palavra que nos leva para um imaginário mais próximo do que é o Fabric.




IDENTIDADE GRÁFICA

A identidade gráfica de uma marca é mais do que um logotipo e os seus aplicativos. É o seu ADN visual, a maneira como os seus potenciais clientes e público no geral vão interpretar quem e sobre o que é a marca.

Inspirado no logotipo actual, na escola Bauhaus, no espaço do Fabric e nos seus valores, chegámos não só a uma forma refinada do logotipo e as suas variantes como definimos a maneira como vai ser percepcionada. Minimalista, cuidado, atento ao detalhe, avant-garde e único, assim se apresenta o Fabric.

 

 

O PROCESSO

O logotipo actual, tem alguns problemas estruturais. A fonte principal não tem personalidade nem força por si só, o que se torna um problema quando temos de passar para uma versão simplificada, onde a linha do skyline não pode estar presente. A linha do skyline, mesmo correspondendo à realidade, não é equilibrado o que faz com que seja menos apelativo e memorável. Também não existem versões simplificadas, negativas e miniatura do logotipo, que se vai revelar um problema quando for necessário usar a identidade em diferentes formatos e suportes.

Nós ajustámos e personalizámos uma fonte para o Fabric ser único. A fonte principal passa a ser adequada e cria um impacto que não existe agora. No entanto, é próxima o suficiente para não invalidar as peças físicas que já foram produzidas. Redesenhámos a linha do skyline, que é, agora, equilibrada e faz com que os nossos olhos queiram parar no logotipo mais tempo, é mais marcante. 

 

 

VARIANTES DO LOGOTIPO

Tal como ler um livro não é a mesma experiência que ler um outdoor, um logotipo bem desenhado tem de prever variações do mesmo. O impacto, a legibilidade e a qualidade têm de ser mantidos quer o espaço reservado para o logotipo seja um header de um website ou uma lombada de um livro. Criámos então 4 variações do logotipo em forma mais as suas variantes em cor (para garantir legibilidade independente do fundo onde é aplicado)

 

 

IDENTIDADE EM AMBIENTE