10º edição, Porto, 2022

Design & fotografia
criados À medida

workshops & consultoria
para marcas

branding

Chegar ao nome perfeito nunca é fácil. Um nome que faça sentido, que seja inspirado no projecto mas que seja único, memorável,  fácil de ler em várias línguas e que seja web friendly requer várias fases de testes, técnicas de brainstorming e copywrite. Nós ajudamos a encontrar o nome que cumpra todas estas funções e que ainda faça o coração saltar mais alto. Este é um processo colaborativo em que, através de diferentes técnicas, apresentamos várias propostas. A partir da reação a essas propostas, afinamos o nome e o descritivo até chegarmos ao nome final. 

Um logotipo diz muito sobre uma marca, sobre o que ela é, o que defende e o que representa verdadeiramente. É a “marca” que acompanha os produtos ou as peças de suporte aos serviços que vendemos. É a “marca” que estará visível nas nossas redes sociais, no nosso website e nas nossas embalagens. Uma identidade visual assenta num bom desenho de um logotipo mas não é só isso. A identidade visual de uma marca é todo um conjunto de coisas criadas para dar origem ao universo da marca.

Este é um dos trabalhos que mais gostamos de fazer porque nos dá a possibilidade de trabalhar com o cliente desde o início, criando assim uma marca coerente e visualmente forte e que reflicta tudo o que a marca significa. 

Com o briefing do nosso lado saltamos para o papel e para os esboços iniciais. Nesta fase as ideias são muitas e nenhuma é errada. Quanto mais demorada e calma esta parte criativa for, melhores serão os resultados. Contrariando a corrente da pressa e do “para ontem”,  comprometemo-nos a dedicar vários dias a este trabalho. Entre desenhos e ideias há momentos também de pausa, que nos fazem voltar depois ao trabalho, olhando-o com outros olhos e dando-nos espaço para repensar conceitos e formas.

Depois da ideia fechada segue-se o desenho desenho final e geometricamente bem acabado o que implica mais alguns dias de trabalho. No final é entregue um logotipo e tudo o que com ele dá forma à identidade da marca. Poderão ser ilustrações, ícones, padrões ou outros elementos gráficos, assim como várias versões do logotipo, se assim se justificar, para que ele tenha sempre a melhor legibilidade independentemente do suporte, orientação ou do espaço que tiver para ocupar.

Um logotipo diz muito sobre uma marca, sobre o que ela é, o que defende e o que representa verdadeiramente. É a “marca” que acompanha os produtos ou as peças de suporte aos serviços que vendemos. É a “marca” que estará visível nas nossas redes sociais, no nosso website e nas nossas embalagens. Uma identidade visual assenta num bom desenho de um logotipo mas não é só isso. A identidade visual de uma marca é todo um conjunto de coisas criadas para dar origem ao universo da marca.

Este é um dos trabalhos que mais gostamos de fazer porque nos dá a possibilidade de trabalhar com o cliente desde o início, criando assim uma marca coerente e visualmente forte e que reflicta tudo o que a marca significa. 

Com o briefing do nosso lado saltamos para o papel e para os esboços iniciais. Nesta fase as ideias são muitas e nenhuma é errada. Quanto mais demorada e calma esta parte criativa for, melhores serão os resultados. Contrariando a corrente da pressa e do “para ontem”,  comprometemo-nos a dedicar vários dias a este trabalho. Entre desenhos e ideias há momentos também de pausa, que nos fazem voltar depois ao trabalho, olhando-o com outros olhos e dando-nos espaço para repensar conceitos e formas.

Depois da ideia fechada segue-se o desenho desenho final e geometricamente bem acabado o que implica mais alguns dias de trabalho. No final é entregue um logotipo e tudo o que com ele dá forma à identidade da marca. Poderão ser ilustrações, ícones, padrões ou outros elementos gráficos, assim como várias versões do logotipo, se assim se justificar, para que ele tenha sempre a melhor legibilidade independentemente do suporte, orientação ou do espaço que tiver para ocupar.

Depois de existir uma identidade visual definida, a marca precisa de suportes para comunicar ou para entregar produtos ou serviços. Alguns aplicativos podem até ser feitos em formato físico, passando para o papel ou para embalagens, enquanto que outros podem ser criados em formato digital, como é o caso de orçamentos ou uma newsletter.

Todos estes aplicativos possíveis, são desenhados tendo como base a identidade visual e farão assim parte dela e do universo da marca. Uma marca bem desenhada e cuidada reflecte esse trabalho em todos os seus suportes e nada que o cliente possa encontrar é criado ao acaso. 

Ao lado estão listados alguns aplicativos, normalmente os mais pedidos, mas poderão ser desenhados outros para além desta lista, com orçamento criado posteriormente.

fotografia e vídeo

Nós acreditamos que o sucesso de um projecto passa por ter uma identidade visual e fotográfica bem definida. Saber para quem estamos a comunicar e criar imagens em torno dos objectivos da marca, podem ser o factor make it or break it . Este Editorial Fotográfico tem essa missão. Em conjunto com o cliente, definimos uma estratégia, criamos um moodboard (que é aprovado pelo cliente) e fazemos todo o processo desde a criação de ambientes, produção, fotografia e pós produção. Mais do que produzir fotografias genéricas e sem objectivo, nós gostamos de criar imagens únicas, com ambientes que apelam ao público-alvo do projecto e a pensar no seu impacto online.

O editorial fotográfico é ideal para registar colecções, produtos e até serviços. São sessões maiores, com um maior trabalho de pré e pós produção. As imagens que resultam daqui são perfeitas para catálogos, publicidade e qualquer suporte de promoção.

Estes serviços, de criação de conteúdos, foram criados para quem tem um negócio e quer que as suas imagens sejam mais do que simples registos visuais, sem qualidade e que no seu somatório nada acrescentam à marca e à sua identidade. 

Deste lado, depois de conhecermos a marca e de reflectirmos sobre o que é importante comunicar, trabalhamos o argumento, o styling e a produção, até chegarmos ao momento de captura das imagens. Depois disso fazemos edição das mesmas e o que entregamos ao cliente é já um conjunto de imagens finais, alinhadas com o universo da marca e trabalhadas no sentido de alcançar as pessoas que com a marca se vão identificar.

Na prática criamos um conjunto imagens, ajustadas à realidade e objectivos de um negócio em específico, para comunicação nas redes sociais. Assim, é simples garantir o nível de qualidade de todos os suportes visuais que são precisos para comunicar enquanto que o nosso cliente ganha espaço e tempo para se concentrar noutras áreas do negócio.

O processo de trabalho é simples. Existe uma reunião para briefing, onde fazemos o levantamento de todas as necessidades de comunicação da marca naquele momento específico, e partilhamos convosco um pouco da nossa análise sobre a vossa comunicação actual. Depois do moodboard estar aprovado, passamos ao processo de pré-produção e styling, criamos as imagens acordadas segundo a estratégia que definimos em conjunto no briefing, passamos pelo processo de edição e pós-produção e enviamo-vos, via wetransfer e galeria digital, todas as imagens para as vossas redes.

Se uma imagem vale mil palavras, quantas palavras valem 24 fotos por segundo? Nós somos fãs de story telling como ferramenta de promoção. Há qualquer coisa de mágico num vídeo com a história, ritmo, cor e sons certos. De repente, conseguimos sentir as texturas das objectos, a densidade do ar nos ambientes, o quente da luz e até os cheiros do espaço.

Há ideias, serviços e produtos que são difíceis de explicar em imagens estáticas ou texto. Nesses casos, um vídeo certeiro ajuda a passar a mensagem rapidamente, num mundo onde os consumidores têm cada vez menos paciência para tentar perceber.

Os nossos serviços de fotografia e vídeo já incluem este trabalho de styling. Para além de pensarmos no local com o cliente planeamos tudo o que envolve objectos e material envolvente, e preparamos tudo no dia. No entanto, este trabalho de styling poderá ser contratado de forma individual caso já exista um fotógrafo. 

REDES SOCIAIS

Usar as redes sociais enquanto utilizador, não é a mesma coisa que gerir redes sociais enquanto negócio. O objectivo de gestão de redes enquanto negócio é aumentar o nosso público, criar relações com os nossos clientes e, por fim, vender produto/serviços. Como tal, nada deve ser deixado ao acaso, tem de existir planeamento, organização e consistência para que as redes sociais estejam a cumprir a sua função no vosso negócio.

O guia de estilos é uma parte essêncial desta gestão. O que fazemos é criar um documento que serve como guia para a gestão das vossas redes. Este guia ajuda-vos a definir a personalidade, voz e impacto visual do vosso negócio.

Em conjunto convosco, vamos definir o vosso público-alvo, definir objectivos e propósitos. Na segunda fase, vamos transformar esta informação numa estratégia de redes adaptada à realidade do vosso negócio. Vamos definir a vossa voz, o tom, o tipo de imagem (gráfica, fotográfica e animada), os tons das mesmas, o tipo de interacção (com outras contas, com seguidores, em comentários, em mensagens directas…), a formatação do texto, que hashtags e keywords usar, em que horário públicar e com que frequência em cada uma das redes. 

Nem só de fotografia vivem as redes sociais! Todas as marcas precisam de comunicar informação escrita como menus, promoções, guias, tutoriais… Peças gráficas que podem ser uma dor de cabeça e ocupar mais horas do que aquelas que podem despender. Estes serviço vem resolver esta dor de cabeça.

Os templates para redes sociais são arranjos gráficos que criamos em torno da vossa identidade visual, da estética da vossa comunicação e do impacto que querem ter. Estas peças são totalmente editáveis, sendo que só precisarão de trocar as fotografias e o texto de todas as vezes que querem comunicar algo novo.

Se uma imagem vale mil palavras, quantas palavras valem 24 fotos por segundo? Nós somos fãs de story telling como ferramenta de promoção. Há qualquer coisa de mágico num vídeo com a história, ritmo, cor e sons certos. De repente, conseguimos sentir as texturas das objectos, a densidade do ar nos ambientes, o quente da luz e até os cheiros do espaço.

Há ideias, serviços e produtos que são difíceis de explicar em imagens estáticas ou texto. Nesses casos, um vídeo certeiro ajuda a passar a mensagem rapidamente, num mundo onde os consumidores têm cada vez menos paciência para tentar perceber.

O primeiro contacto com os nossos clientes é sempre feito por e-mail. Para saberem mais, escrevam-nos para weblogyou.pt@gmail.com!