10º edição, Porto, 2022

Design & fotografia
criados À medida

workshops & consultoria
para marcas

Olá!
Somos a Raquel e o Fred!

Nesta página vamos tentar contar-vos mais sobre nós, sobre o lugar de onde viemos e onde estamos agora. O futuro não nos interessa muito, menos ainda as perguntas clichê sobre onde gostaríamos de estar daqui a dez anos. Andamos a praticar o estar aqui e agora, tarefa nem sempre fácil, para que a vida dure mais e para darmos mais a tudo aquilo que fazemos.

Porto, 2022

Antes de 2012 trabalhávamos juntos e todas as manhãs comíamos croissants enquanto líamos os blogs mais bonitos que se tinham desenhado até então. Em 2012, largámos os nossos empregos com um sonho em comum: levarmos o design e a fotografia às pessoas que todos os dias precisavam deles. Levar o design até aos que tinham só um blog e mesmo assim queriam comunicar de uma forma mais certeira e bonita. Tirar o design de um lugar de elite e trazê-lo para todas as pessoas e para todos os dias.

Decidimos comunicar o nosso próprio negócio num blog

Nessa altura, quisemos também que o nosso próprio negócio fosse comunicado através de um blog que fosse uma verdadeira companhia, fonte de inspiração e de saber, para todos aqueles que se viam na mesma situação que nós. E foi assim que nasceu o We Blog You, enquanto gabinete de design, a quatro mãos, com muita partilha e projectos de amigos e clientes a preencherem-nos os dias.

Queríamos ser felizes no trabalho, capazes de olhar sempre para o lado bonito das coisas e estarmos rodeados daqueles que nos respeitam sempre, e valorizam aquilo que acrescentamos com o que fazemos. Não queríamos hierarquias, preconceitos ou ideias cinzentas e baforentas sobre o trabalho. Queríamos ser leves, capazes de desenhar os nossos dias também e de tomar decisões que nos levassem sempre para um lugar melhor.

o que gostamos de fazer

Fazemos design, desde a criação de logotipos, packaging ou outros suportes visuais desde o papel a tudo o que aparece online. Fazemos fotografia, e nesses trabalhos acompanhamos o cliente desde o produto ou serviço que quer vender, a história que quer contar, até à construção dessa mesma história. Escolhemos o local em conjunto e fazemos o styling. Sentimos por isso que o nosso trabalho é muito completo e especial, principalmente quando os clientes não têm capacidade para fazer este trabalho com diferentes profissionais por terem também uma escala pequena. 

 

Fazemos consultoria com marcas. Adoramos conversar, temos muitos anos de experiência e conseguimos sentar-nos com um cliente, ouvir e olhar para o que tem acontecido, para depois conseguirmos pensar a marca e imaginar cenários possíveis que a pudessem levar para lugares novos. 
Acima de tudo adoramos pessoas e sentimos que temos sempre uma visão diferente sobre o que fazem. Em tudo o que vemos há magia que só está à espera de sair cá para fora e por isso vemos sempre muitas possibilidades e caminhos. 

10 anos

a trabalhar com pessoas e marcas

Ao longo dos últimos 10 anos, foram vários os trabalhos que fizemos e a experiência com várias marcas e histórias levou-nos a um lugar de conhecimento que nos permite hoje sermos mais do que designers ou fotógrafos. Conseguimos pensar uma marca desde o seu início e traçar um plano estratégico de comunicação para que ela possa chegar onde espera.  Somos criativos, criadores de conteúdos visuais, e o nosso coração bate mais depressa sempre que vos ajudamos com as vossas paixões. 

de quem fugimos…

Dos clientes que escolhem os parceiros pelo preço. Dos clientes que já têm um site mas precisam “de umas alteraçõezinhas”. Dos clientes que têm um logotipo mas precisam de uns cartões de visita ou daqueles que querem tudo para ontem. Fugimos dos clientes que dizem que vão gastar dinheiro e não entendem que estes serviços são um investimento que vão gerar dinheiro. E, por fim, fugimos dos que se recusam a ver o lado bonito das coisas. 

O que queremos muito fazer

Queremos continuar a estar juntos e a comer croissants, a ter tardes leves enquanto planeamos trabalho ou gravamos podcast. Queremos continuar a ter clientes que gostam de nós, e dos quais gostamos, com os mesmos valores e vontade de fazer coisas úteis e bonitas para colocar num mercado cada vez mais igual.

Em 2018 lançámos 

WORKSHOPS ONLINE

Se antes nos dedicávamos a workshops presenciais, um dia dissemos que gostávamos que os workshops chegassem a todo o país e assim foi. Agora os workshops estão disponíveis para todos, independentemente da distância geográfica que nos separa. 

SABER MAIS

CoMO TRABALHAMOS

trabalhamos a quatro mãos

Isto significa que terão um trabalho dedicado e atento, e que começamos por vos ouvir muito. Fazemos um trabalho de cada vez, com cada vez mais tempo e pausas entre eles, para que, com o distanciamento certo, possamos avaliar decisões, voltar atrás se for preciso ou seguir caminho se tudo estiver certo. 
Como temos uma estrutura simples, podemos praticar valores mais baixos, dando assim continuidade ao nosso sonho de tornar acessíveis os nossos serviços. 

No entanto, e se temos só quatro mãos, isso significa que não podemos estar sempre atentos ao e-mail, não podemos passar o dia a atender telefones nem podemos ter mil reuniões numa só semana. A nossa prioridade são os clientes que temos em mãos, e é com esses presentes que organizamos os nossos dias. Os novos contactos poderão ter de esperar mais um bocadinho para terem uma resposta ou reunirmos, mas se quiserem mesmo trabalhar connosco conseguiremos conversar e agendar o trabalho. 

Por isto tudo, o nosso sonho é continuarmos a crescer e a fazer caminho juntos. Não queremos crescer enquanto estrutura mas queremos poder trabalhar com vários colegas sempre que possível. Não queremos trabalho que nunca acabe, mas queremos ter cada vez mais tempo para dedicar a cada projecto. Não queremos sair do nosso Porto, para já, mas queremos viver na cidade com a calma de quem vive no campo. Queremos fazer menos e melhor a cada ano que passa, e queremos muito ter sempre tempo para as coisas que nos alimentam a alma, nos fazem sonhar sem sair do sítio, até porque são elas que depois nos levam a ideias novas para quem escolhe trabalhar connosco.